Sorteio definirá os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil
- futebolperiferico
- 29 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Audax, Nova Iguaçu, Olaria, Portuguesa e Volta Redonda conhecerão seus adversários na competição
Por Eduardo Sousa
Nesta terça-feira (30), às 15h, a CBF realizará, em sua sede, o sorteio que definirá os primeiros 40 confrontos da Copa do Brasil 2024. Os clubes cariocas, Audax, Nova Iguaçu, Olaria, Portuguesa e Volta Redonda conhecerão seus adversários da primeira fase, assim como o chaveamento para a segunda.

Na etapa inicial, os clubes sorteados se enfrentarão em partida única, seguindo o regulamento dos anos anteriores. Os clubes com melhor classificação no ranking da CBF disputarão a partida fora de casa, com a vantagem de avançar com um empate, enquanto os mandantes buscarão a vitória. A primeira fase está prevista para ocorrer no dia 21 ou 28 de fevereiro.
Na segunda fase, não haverá sorteio, mantendo-se o chaveamento estabelecido anteriormente. Nessa etapa, a partida única será mantida, porém não haverá vantagem do empate para o melhor qualificado no ranking.
A partir da terceira fase, Flamengo, Bragantino, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Vitória, Fluminense, São Paulo, Athlético-PR, Bragantino e Ceará serão incluídos na competição.
Para o início da competição, a CBF organizou os clubes em oito potes, de acordo com a classificação no ranking e definiu os confrontos entre eles. Sendo assim, o sorteio será guiado a partir dos seguintes chaveamentos:
Pote A x Pote E

Pote B x Pote F

Pote C x Pote G

Pote D x Pote H

De imediato, é possível que surjam confrontos entre clubes cariocas. A Portuguesa e o Nova Iguaçu, integrantes do Pote D, podem ser sorteados para enfrentar Audax e Olaria, ambos no Pote H. Já o Volta Redonda, devido ao chaveamento, não terá um embate contra seus conterrâneos na primeira fase.
A Copa do Brasil é bastante atrativa para os clubes de menor investimento, justamente por conta do fator financeiro. Os clubes periféricos irão receber R$750 mil apenas por participarem da primeira fase da competição. Caso avancem para a segunda fase, podem acrescentar R$900 mil em seu orçamento, o que ajudaria muito no prosseguimento da temporada.
Comments