top of page

Com três gols de André, America de Romário vence a Cabofriense fora de casa e assume a liderança da série A2

Atualizado: 5 de jun. de 2024

Hat trick do experiente camisa 9 do ‘Mecão’ foi crucial para encaminhar uma vitória tranquila contra um concorrente direto pelo acesso.


Por João Vitor Cravo


America vence a Cabofriense por 3x0. Foto: Reprodução/Instagram America.


Neste domingo (26), a Cabofriense recebeu o America no Estádio Luso-Brasileiro (Ilha do Governador) – por conta da interdição do Alair Corrêa – para disputar a segunda rodada da série A2 do campeonato carioca. Debaixo de chuva e com a maioria dos torcedores vestindo vermelho, o jogo, que valia a liderança da competição, foi decidido por um atacante que é um velho conhecido, tanto dos cabofrienses, quanto dos apaixonados pelo futebol brasileiro: André.


Com passagens por Santos, Atlético Mineiro, Vasco e times do exterior, o atacante estava considerando a aposentadoria quando recebeu um convite especial do presidente Romário para defender as cores do America nessa série A2. Assim, o goleador, revelado pela própria Cabofriense, abraçou o projeto do ‘Mecão’ e chegou decidindo. Na primeira rodada, já havia anotado um gol e uma assistência, mas nem o mais otimista torcedor esperaria três gols de André no jogo de hoje.


Primeiro tempo


Para tentar parar o time jovem e intenso do America, o técnico Rafael Soriano pediu para que os jogadores da Cabofriense deixassem o jogo mais lento. Com essa estratégia, os primeiros 10 minutos passaram sem sustos para a equipe mandante, que conseguia frear as tentativas do adversário e manter a posse da bola.


Porém, após lance perigoso em jogada ensaiada de escanteio, a Cabofriense sofreu um contra-ataque muito bem construído, que terminou em cruzamento do volante JV para o cabeceio do atacante André, no canto baixo do goleiro Bernardo, anotando o primeiro gol do America na partida aos 14 minutos do 1º tempo.


Logo após, aos 17 minutos, André recebeu a bola na entrada da área e só precisou de dois toques para dominar e chutar, de chapa, na ‘bochecha’ da rede. Gol esse comemorado com os dois dedos das mãos levantados, em homenagem ao ‘baixinho’ Romário.


Comemoração de André em homenagem a Romário. Foto: Reprodução/Youtube Cariocão TV.


Com 2x0 no placar, o ‘Mecão’ seguiu criando chances contra uma Cabofriense que sentiu os dois gols sofridos logo no início, se preocupando, principalmente, em evitar tomar mais bolas na rede antes do intervalo.


Segundo tempo


Voltando do intervalo, o treinador Rafael Soriano mexeu bastante no time, de uma maneira que pôs a Cabofriense no ataque, mas expôs o meio campo, tirando jogadores com maior poder de marcação. Com isso, o America teve mais facilidade para trocar passes no campo do adversário, fazendo isso de uma maneira simples e muito natural.


Com 26 minutos passados, os mandantes tinham grande dificuldade para trocar passes e fazer a bola chegar no pivô Elias, isolado em meio aos zagueiros de um America que, com o jogo na mão, abaixou a intensidade e apostava nos contra-ataques. Nesse momento, acontece o principal lance da Cabofriense no jogo: marcado, o ponta Igor, que havia acabado de entrar, corta para o meio e chuta de longe, exigindo ótima defesa do goleiro André Luiz.


Nesse momento, o técnico Marcus Alexandre já havia posto em campo jogadores rápidos, para tentar jogadas pelas pontas. É através de uma dessas tentativas que André, para fechar o ‘barba, cabelo e bigode’, recebe bom passe para, de bate-pronto, marcar seu terceiro gol do dia. 3x0 America, aos 32 minutos do segundo tempo. Com a vitória encaminhada, o goleador sai ovacionado de campo para a entrada de Romarinho, o filho do presidente Romário.


Entre o terceiro gol e o apito final, viu-se uma Cabofriense entregue em campo, contra um America que queria aumentar o placar, mas já não tinha a mesma energia. É assim que se encerra uma partida em que o time visitante tomou conta do jogo como se estivesse jogando em casa.


Fim de jogo


Entre os destaques, vale citar a ótima partida do volante JV, de apenas 21 anos, que contribuiu para o ‘Mecão’ com dinâmica, ritmo, finalizações e uma bonita assistência para o primeiro gol. Além disso, cabe a menção ao sólido sistema defensivo do time vencedor, o qual conseguiu passar por 90 minutos de poucos sustos. Por fim, é impossível tirar os holofotes do homem do jogo: André. O atacante assumiu a artilharia do campeonato com 4 gols em apenas duas rodadas, além de ter participado de todos os 5 gols de sua equipe nesses dois jogos.


Se, no intervalo, André saiu de campo dizendo, em entrevista ao Cariocão TV, que: “No Brasil, a lei do ex nunca falha”, pode-se dizer que, nesta tarde de domingo, a lei do ex foi muito cruel com a Cabofriense. Os mandantes foram derrotados em um jogo importante na briga pelo acesso, estacionando nos 3 pontos e esperando reencontrar o caminho das vitórias nas próximas rodadas.


Com esse 3x0, o America assumiu a liderança isolada da série A2, com 6 pontos, se tornando o único time com 100% de aproveitamento até aqui. Assim, em um campeonato de times mais experientes e cadenciados, o ‘Mecão’ da ‘garotada’, que, claro, mesclou os jovens talentos com os extensos currículos de André, Fabrício, Marcinho e outros, se vê em boas condições de seguir vencendo e liderando.


Por fim, muito se perguntou sobre Romário, que anunciou seu retorno da aposentadoria para jogar a série A2 pelo America. O ‘baixinho', depois de assistir ao primeiro jogo do banco de reservas, não foi relacionado para essa partida – ou melhor, não se relacionou –, assistindo à vitória no camarote do estádio. Portanto, a expectativa da reestreia do lendário atacante brasileiro fica para a próxima rodada.


O America jogará novamente no dia 2 de junho às 14:30 contra o Artsul, no Estádio Giulite Coutinho. Esta partida é aguardada com grande expectativa pelos torcedores, que esperam ver a volta do 'baixinho' para os gramados.


Comments


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page