Fim da linha: Artsul empata com o Duque de Caxias em casa e está rebaixado no Campeonato Carioca
- João Vitor Cravo
- 31 de jul. de 2024
- 5 min de leitura
Em encontro de tricolores, o placar em branco rebaixou o time da casa e classificou os visitantes para o mata mata.
Por João Vitor Cravo
Pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Carioca Série A2 (Taça Santos Dumont), o Artsul recebeu o Duque de Caxias no Nivaldão, nesta quarta-feira (31), para uma batalha de extremos. Enquanto o time da casa brigava para não cair, os visitantes sonhavam com o título e tinham chances reais de assumir pelo menos a vice-liderança.
Para não cair, a fórmula do Artsul era a seguinte: precisava ganhar seu jogo e torcer para que Serrano e Americano não ganhassem seus jogos. Por outro lado, o Duque, já classificado para o mata-mata, torcia contra Maricá e Olaria. Caso os dois, que vinham na 1ª e 2ª posição, não vencessem seus adversários, o Tricolor da Baixada estaria a uma vitória de conquistar a Taça Santos Dumont. O Duque também poderia, vencendo, terminar em 2º lugar – conquistando a vantagem do empate no agregado e decidindo em casa a semifinal do mata-mata.
Ou seja, mesmo que por motivos bem diferentes, era um jogo importante para os dois times. ‘Com a corda no pescoço’, Rogério Pina escalou o Artsul mais ofensivo possível. Enquanto isso, Alexandre Gomes deixou muitos jogadores titulares de fora desse jogo, alguns por lesão, outros por desgaste, visto que a equipe já jogaria o mata-mata da Série A2 e o jogo de volta da Copa Rio em sequência.
Primeiro tempo
A iniciativa foi do Duque. Aproveitando que o Artsul entrava na partida pressionado, o Tricolor da Baixada escolheu manter a posse nos primeiros minutos, conseguindo trazer mais perigo à defesa adversária.
Enquanto isso, apesar da necessidade de marcar gols para vencer o jogo, o Tricolor da Dutra preferiu jogar no contra-ataque, esperando as oportunidades de encontrar seu atacante Felipe Augusto dentro da área.
Com o Olaria, no seu jogo, abrindo 2x0 logo de cara, as chances de título do Duque de Caxias diminuíram muito. Assim, a briga passou a ser pelo 2º lugar.
Vinte minutos se passaram de um jogo morno, muito faltoso e de poucas chances claras de gol. O primeiro lance de real perigo no jogo foi aos 27, quando Denis Pedra, capitão do Duque, precisou dar um carrinho perfeito para evitar o ataque do Artsul pela direita.
Por volta dos 30, Bernardo recebeu na entrada da área e chutou de chapa à meia altura, exigindo linda defesa do goleiro Luis Henrique. Foi a chegada mais perigosa do Duque até então.
O domínio de letra de Bernardo aos 35 demonstrou muito bem a confiança do camisa 11. Levando vantagem contra um meio campo muito espaçado e pouco marcador do Artsul, o jogador conseguiu criar boas chances no primeiro tempo.
No mesmo minuto desse bonito lance, aconteceu a terceira falta dura do Duque de Caxias no jogo, seguida do terceiro amarelo da equipe. Esse lance demonstra o quão ‘amarrado’ estava o jogo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, um gol do Tricolor da Dutra o livraria do rebaixamento, visto que o Serrano estava perdendo e o Americano estava empatando. Ao mesmo tempo, um gol do Tricolor da Baixada o colocaria em 2º, dado o empate parcial de Maricá e Audax.
Com um 0x0 que não servia para nenhum dos dois lados, a expectativa era de um segundo tempo de maiores riscos sendo tomados. Dessa forma, o jogo ficaria aberto, tornando qualquer resultado possível. Enquanto o Artsul precisava caprichar mais nas bolas paradas, sua principal arma, para o Duque faltava acertar o último passe.
Nesse cenário, Berg recebeu pela direita aos 11 minutos, cortou para dentro e chutou rasteiro no canto do goleiro Guilherme, do Duque, que defendeu com a pontinha dos dedos. Logo em seguida, aos 12, muita reclamação dos jogadores do Artsul sobre pênalti não marcado em cima de Berg. O ponta do Artsul recebeu a bola pela esquerda e caiu. Nada marcou o juiz.
Apesar da pouca inspiração do ataque do Tricolor da Dutra, Berg foi um dos principais destaques do time da casa na partida. Uma pena que foi substituído por volta dos 20 minutos, já dando sinais de cansaço.
Com o Maricá abrindo o placar contra o Audax, em outro jogo da rodada, e reassumindo a liderança, o Duque de Caxias já não conseguiria chegar nem ao 2º lugar, visto que o Olaria vencia o Resende por 3x1. Dessa forma, a responsabilidade do jogo caiu toda em cima do Artsul.
Falta para o Artsul na entrada da área aos 24. Boa chance de cobrança direta. Denilson bate rasteiro no canto do goleiro, mas a bola foi cortada pela defesa antes de chegar no gol. No escanteio, Felipe Augusto tentou o cabeceio, mas a bola passou por cima do travessão.
Nos últimos minutos, a pressão foi total do Artsul. Com direito a goleiro na área no escanteio, o time da casa fazia de tudo para marcar seu gol salvador, cruzando o máximo de bolas possível para a área.
Mostrando certa preocupação, Alexandre Gomes colocou todo o ataque que foi titular durante essa Série A2 em campo: Caio Mello, Nathan e Rafael Pernão. Nesse final, chegou a notícia de que o Resende, heroicamente, arrancou o empate em 3x3 contra o Olaria. Com esse resultado, um gol colocaria o Duque de Caxias em segundo, o que daria vantagem ao Tricolor da Baixada na semifinal.
Nesse momento, o jogo ficou em aberto. Os dois times queriam o gol. Porém, nenhum deles conseguiu. O 0x0 ficou no placar até o final.
Fim de jogo
Do lado do Artsul, não faltou vontade. Porém, eles não conseguiram ter a calma e a técnica para acertar os cruzamentos e as finalizações. Apesar do mau resultado e do rebaixamento, dá para destacar o ponta Berg pela boa atuação, além do goleiro Luis Henrique pelas defesas.
Para o Duque de Caxias, também faltou inspiração. Apesar do bom toque de bola e de
algumas chegadas interessantes com chutes de fora da área, o ataque do Tricolor da Baixada não estava em um dia inspirado. Nessa partida, ainda que o gol não tenha saído, vale lembrar as boas atuações de Bernardo e Bruninho pelas pontas.
Rebaixado, o Artsul mal vai ter tempo de sacudir a poeira. A Série B1 do Campeonato Carioca já começa em setembro, e o Tricolor da Dutra vai entrar com tudo para voltar à Série A2.
Classificado para o mata-mata, o Duque vai jogar contra o Olaria na semifinal. Como terminou em 3º, por conta do empate no jogo de hoje, o Tricolor da Baixada decide fora de casa e joga pela vitória na soma dos placares, já que o empate classifica o Olaria.
4o
Comments