top of page

1970: o ano em que o Bangu jogou contra o Pelé

Durante um amistoso, o Gigante da Zona Oeste do Rio de Janeiro fez 1 a 1 com a seleção brasileira.


Por Maria Rita Nader


O ano? 1970. O dia? 14 de Março. Naquela tarde, às 16 horas, no Estádio Moça Bonita, em Bangu, acontecia um amistoso entre o time alvirrubro e a seleção brasileira que ganharia a Copa do Mundo naquele mesmo ano. Com um público de 32 mil espectadores, os quais não pagaram para assistir a partida, os torcedores tiveram a oportunidade de ver o Bangu surpreender ao empatar com os futuros campeões do mundo.

Bangu x Brasil. Reprodução: Domínio público

De um lado a equipe de João Saldanha com os nomes de Pelé, Carlos Alberto, Rivelino e Jairzinho, enquanto o time de Flávio Costa possuía Aladim, Luís Alberto e Jorge Félix. Durante o primeiro tempo, a seleção brasileira foi dominada pelo time da casa, com um gol aos 25 minutos. Aladim cobrou uma falta na trave, mas no rebote, o atacante Paulo Mata ampliou para o Bangu. 


Quando o primeiro tempo terminou em 1×0, com domínio do Bangu, o experiente técnico Flávio Costa, ao prever uma possível repetição de um desastre como o Maracanazo em 1950, quando ele ainda treinava a Seleção Brasileira, decidiu trocar quase todo o time. O renomado colocou nove reservas em campo, somente Serjão e Bauer permaneceram no jogo. 


Aos 25 minutos do segundo tempo, com um cruzamento de Paulo César para Jairzinho, o zagueiro Morais, em sua estreia nos profissionais do Bangu, cometeu uma falha na defesa e a bola chegou às redes do goleiro Devito com um gol contra. O segundo gol da Seleção Brasileira chegou a acontecer com Jairzinho, mas o juiz anulou, pois foi cometida uma falta no goleiro adversário. Apesar do técnico do Bangu ter anunciado que a equipe jogaria na retranca, não foi necessário.


Jornal do Brasil do dia 16/03/1970. Reprodução: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_09/182266 

Naquela partida, a maioria esperava um massacre da seleção brasileira sobre a equipe do Bangu, que enfrentava jogadores renomados do futebol. No entanto, o Bangu surpreendeu e mostrou sua capacidade. Na arquibancada, o público via uma seleção jogando mal e insultava o treinador João Saldanha: “eu grito, eu falo, o Saldanha tem cara de cavalo”. Enquanto isso, a torcida do Bangu gritava “Olé”. O técnico Flávio Costa também provocou: “Este time só tem jogadores excepcionais, mas em questão de conjunto não existe”. Alguns dias após o jogo, o técnico da seleção brasileira foi demitido, não apenas pelo resultado, mas também por divergências com a comissão técnica.

Jornal do Brasil do dia 16/03/1970. Reprodução: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_09/182266 

Assim, pode-se dizer que os jogadores do Bangu influenciaram diretamente no tricampeonato da seleção brasileira, resultando na contratação de Zagallo, que se tornaria campeão do mundo e mudaria a história da seleção. Além disso, o Bangu saiu ganhando após a partida, jogando amistosos em Aracaju, no Nordeste do país, apenas dez dias depois. O Brasil começou a se interessar pelo Bangu, marcando um momento histórico para o Gigante da Zona Oeste.






Comments


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page