Há 51 anos, Madureira visitava Cuba e posava com Che Guevara
- Millena Guedes
- 13 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Em uma turnê de amistosos internacionais, tricolor venceu todos os confrontos em Havana e goleou o campeão local.
Por Millena Guedes
O Madureira Esporte Clube, fundado em 8 de agosto de 1914, é um dos clubes mais tradicionais do futebol carioca, sediado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com quase 110 anos, o Tricolor Suburbano revelou inúmeros craques, como Marcelinho Carioca, Evaristo de Macedo e Jair Rosa Pinto. Entretanto, a trajetória do time não se resume aos campeonatos estaduais, o Madureira viajou o mundo e fez história em sua visita à Cuba, sendo agraciado até pelo próprio Che Guevara.
Em 1963, em plena Guerra Fria, o tricolor viajava à ilha caribenha em uma excursão de amistosos, que também passou pela Europa, Ásia e Estados Unidos. O time jogou cinco partidas em Cuba, vencendo facilmente todas elas.
O primeiro confronto, contra o Industriales, contou com um placar final de 5x2. Contra o Municipalidad de Morrón, o Madureira venceu por 6x1 e, no terceiro jogo, 11x1 contra um combinado universitário. A Seleção de Havana foi alvo dos dois últimos triunfos dos cariocas na cidade, 1x0 e 3x2.
Foi nesse último amistoso que o tricolor encontrou com Che Guevara, que além de ter sido um dos líderes da Revolução Cubana, também foi ministro da Indústria, presidente do Banco Nacional e comandante do exército. Che entrou no gramado e cumprimentou cada um dos jogadores, além de tirar fotos com todos.
O Futebol Brasileiro estava em alta em todos os continentes, principalmente devido às taças da Copa do Mundo de 1958 e 1962. Diante disso, os times receberam propostas dos mais diversos países. Empolgados para ver de perto a magia nos pés brasileiros, os cubanos aceitaram receber o Madureira, com muita hospitalidade, mas com o pedido de que os jogadores nunca falassem sobre política.
Naquele momento, Cuba era um país majoritariamente ignorado pelo Ocidente, os Estados Unidos haviam decretado o embargo comercial no ano anterior, contribuindo com um cenário conturbado no país.
Todo esse contexto permitiu que o elenco guardasse histórias curiosas durante a viagem, como as hospedagens em hotéis com gravadores escondidos e as ofertas dos moradores que queriam comprar suas roupas, já que produtos estrangeiros não eram comercializados na região.
O Madureira tem a honra de poder dizer que foi o primeiro clube de futebol a visitar Cuba desde a revolução de 1959, e, em memória a esse momento tão especial em sua história, lançou uma camisa comemorativa em 2013, com o rosto de Che Guevara e a bandeira cubana.
Após a excursão em Cuba, o Madureira continuou a turnê de amistosos e partiu em direção ao México, El Salvador e Panamá, e apenas três meses e vinte dias depois, voltava para sua casa, o subúrbio carioca.
Comments