Volta Redonda: O Tricolor de aço
- futebolperiferico
- 18 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2023
Fundação
Volta Redonda Futebol Clube ou Voltaço, time da cidade de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, é um time relativamente novo, comparado a outros times mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro, apesar de apenas 47 anos de existência, o Volta Redonda conta com grandes conquistas no cenário estadual e nacional.
O clube foi fundado em 09 de Fevereiro de 1976, a partir da fusão dos dois times profissionais que já haviam na cidade, o Flamengo de Volta Redonda, mais conhecido como “Flamenguinho” e o Guarani Esporte Clube. No ano anterior à criação do clube, 1975, ocorreu a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, consequentemente, essa fusão criou a Federação do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
O presidente da Liga de Desportos de Volta Redonda na época, Getúlio Albuquerque, iniciou um projeto junto com o presidente do Flamenguinho, Guanayr de Souza Horst, para a criação de um time para representar a cidade no novo campeonato estadual.
O primeiro nome utilizado para se referir ao clube, era Clube de Regatas Flamengo de Volta Redonda. Contudo, depois de reuniões realizadas, entre os presidentes dos clubes, o prefeito da cidade e do então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e vascaíno assumido, Almirante Heleno Nunes, ficou decidido que o time que iria representar a cidade no campeonato carioca do próximo ano seria o Volta Redonda Futebol Clube e que o time teria as mesmas cores que representavam a cidade, o preto, amarelo e branco.
Estádio Raulino de Oliveira
O estádio General Sylvio Raulino de Oliveira foi construído no final da década de 1940. Recebeu esse nome em homenagem ao idealizador do projeto, então presidente da CSN, empresa que financiou as obras. O estádio foi inaugurado no dia 15/04/1951, na vitória do Botafogo sobre o Fluminense por 3x1. Na década de 60 o ex-presidente da CSN, Osvaldo Pinto de Veiga, ordenou a instalação de iluminação no estádio e a inauguração das luzes no estádio no jogo Guarani x Atlético Mineiro.
Na época da criação do Volta Redonda o estádio Raulino de Oliveira, pertencia à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e era administrado pelo Guarani Futebol Clube, time amador da cidade. A prefeitura, a CBD e a CSN, fizeram um novo acordo para poder concluir a reforma do estádio e para que esse novo clube pudesse usar e administrar o estádio.
Em 2004, no ano do cinquentenário da cidade, com a ajuda da CSN e o prefeito da cidade um novo e moderno estádio foi reinaugurado, no mesmo local do antigo Raulino de Oliveira, com a alcunha de Estádio da Cidadania e capacidade para 20 mil pessoas.

Conquistas do clube
Na mesma década em que foi criado, o Voltaço já participou de alguns campeonatos de grande relevância nacional, por exemplo participando três vezes do campeonato brasileiro série A, nos anos de 1976, 77 e 78, em 1978, o clube obteve a melhor campanha em um campeonato nacional, ficando na 32ª colocação entre 74 times participantes.
Na década seguinte, o clube participou de alguns campeonatos de menor expressão, como a série B de 1982, onde o clube aplicou a maior goleada do campeonato, 8x0 sobre o Operário-MT, essa marca só foi superada em 24 anos depois, quando o Paulista aplicou 9x0 sobre o Paysandu, em 2009.

No ano de 1994, o time fez história sendo campeão da Copa Rio derrotando o Fluminense Football Club na final e conseguiu o feito de ser o primeiro clube do interior a conquistar o título da competição. Além do êxito no ano de 94, a equipe voltou a conquistar a competição novamente em 1995 e 1999. Com a conquista do título o clube se qualificou para Copa do Brasil de 95 e nesse mesmo ano o clube conseguiu sua melhor colocação no campeonato brasileiro da série C, quando chegou na final contra o XV de Piracicaba.

A partir da década dos anos 2000, o Volta Redonda melhorou sua infraestrutura, consequentemente, melhorando o desempenho dentro das quatro linhas. Em 2005 a equipe conquistou pela primeira vez a Taça Guanabara. Com a conquista, o Volta Redonda se credenciou para disputar a final do Campeonato Carioca contra o Fluminense. No próximo ano o clube fez sua melhor campanha na história da Copa do Brasil sendo eliminado nas quartas de final.
No ano de 2016, conquistou o Campeonato Brasileiro da Série D, o primeiro título nacional de sua história. Com uma campanha invicta, com dez vitórias e seis empates. Já a próxima década não começou de uma forma muito animadora para o time fluminense. Em 2022, após uma campanha irregular na série A do estadual, o Voltaço participou da seletiva, no mesmo ano, onde se sagrou campeão e assim retornando para a elite do futebol carioca.
No ano de 2023, o Volta Redonda, conseguiu se qualificar para as semifinais do campeonato, com grande destaque de seu atacante, Leanderson Genésio, Lelê, onde foi eliminado pelo Fluminense. Ainda nesse ano se classificou para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série C, porém não se classificou para a série B do ano seguinte.
Comments