top of page

O jogo que trouxe a esperança do Tetra

Depois de muito tempo sem vitória, a Seleção Brasileira deu uma esperança ao torcedor.


Por Leonardo Cunha


Em 18 de setembro de 1993, a Seleção Brasileira realizou um jogo-treino contra o Volta Redonda no Maracanã, atraindo mais de 5 mil espectadores. O amistoso ocorreu na véspera do confronto crucial nas eliminatórias para a Copa do Mundo, considerado um dos mais importantes na história da Canarinho.


Com um histórico ruim nas eliminatórias e necessitando de um empate ou vitória contra o Uruguai na última rodada, a Seleção Brasileira enfrentava um grande desafio. O Uruguai, uma das seleções mais fortes do continente, havia vencido 3 das últimas 4 edições da Copa América, incluindo duas contra o Brasil. 


Em preparação para esse confronto decisivo, Zagallo e Parreira agendaram um jogo-treino no Maracanã, na véspera do jogo crucial, convidando o Volta Redonda para servir de teste. Carlos Alberto Parreira, técnico do Brasil, precisava avaliar o desempenho do time com Romário, e o Voltaço se tornou peça-chave na preparação da equipe que se sagraria campeã mundial no ano seguinte.


Reprodução: Jornal do Brasil (RJ) - Edição 00163/1993

Apesar da derrota do Volta Redonda no jogo-treino, realizado no Maracanã, o povo brasileiro manteve a esperança de que, com Romário de volta ao elenco, a Seleção se classificaria para a Copa do Mundo com tranquilidade.


A expectativa de um domínio completo da Canarinho foi desafiada pelo Volta Redonda, que conseguiu fechar bem seu sistema defensivo e sofreu apenas dois gols da equipe que se tornaria campeã mundial em 1994. O ataque do clube fluminense, no entanto, foi ineficaz, não oferecendo perigo ao gol de Taffarel, com apenas um chute fraco da entrada da área.

Reprodução: Tribuna da Imprensa (RJ) - Edição 13303/1993

                                                                                               


Volta Redonda 1993

Em 1993, o Voltaço chegou à final da Taça Guanabara contra o Fluminense, acabando derrotado por 1x0, mas mostrou uma evolução do clube e como o elenco estava preparado para chegar longe nas competições que disputavam. Essas atuações foram um dos principais precedentes para o time ser chamado para jogar contra a Seleção Brasileira.

Foto: Reprodução

Naquela época, o Estádio Raulino de Oliveira, também conhecido hoje como Estádio da Cidadania, era um ponto central para os jogos em casa do Volta Redonda. Este estádio sempre foi uma marca importante do clube tricolor.


Comentários


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page