Líder contra vice-líder: Duque de Caxias vence o America em jogo movimentado
- João Vitor Cravo
- 22 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2024
Com esse 1x0, Duque dispara na liderança, ficando 4 pontos à frente do 2º colocado: o ‘Mecão’
Por João Vitor Cravo
Em Moça Bonita, estádio do Bangu, Duque de Caxias e America jogavam por mais que os 3 pontos. No confronto deste sábado (22), os dois primeiros colocados da Série A2 disputavam a liderança da competição, visto que apenas 1 ponto separava os dois antes da bola rolar. Nesse cenário, a partida ganhou um clima de final: torcida em peso para os dois lados, presença do VAR, provocações.
Mesmo com o ‘Marrentão’, estádio do tricolor da Baixada, disponível, o local do jogo foi alterado pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). A Federação exigia um local com estrutura para a utilização do árbitro de vídeo, fato que gerou muita revolta na torcida mandante.
As expectativas iniciais eram de uma partida equilibrada. Embora o Duque de Caxias jogasse com o apoio da torcida – que, mesmo com a mudança, foi em peso prestigiar o time – e fosse o líder da competição, algumas análises táticas apontavam certo favoritismo para o America. O ‘Mecão’ perdeu a liderança na última rodada, após a derrota para o Araruama por 1x0, e vinha com sede para retomar o topo da tabela.
Primeiro tempo
Os primeiros minutos após o apito inicial correram como o esperado. O Duque de Caxias seguia a proposta de seu técnico Alexandre Gomes, trocando passes desde a saída de bola. Enquanto isso, o America do treinador Marcus Alexandre repetia a marcação pressão de outras partidas. Com isso, os melhores lances de ambos os times saíram do confronto nessa parte do campo.
Muitas vezes, o Duque conseguiu manter a calma e sair com tranquilidade, trocando passes, muito por conta do bom jogo com os pés do goleiro Pedro – que deu um lindo drible em Marcinho, aos 12 minutos, para escapar da marcação. Ao mesmo tempo, as melhores chegadas do ‘Mecão’ vieram de bolas recuperadas no campo do adversário.
Nesse equilíbrio, a qualidade do gramado fazia diferença. Utilizado na Série A1 deste ano e pouco cuidado para a Série A2, o campo do Moça Bonita não estava na melhor das condições. Por conta disso, o toque de bola do Duque de Caxias ficava prejudicado, favorecendo a marcação pressão do America.
Assim, após a parada técnica – essencial, dado o calor de Bangu –, o ‘Mecão’ conseguiu dominar as ações. Acionando sempre que possível os pontas Marcinho e Cipriano, além do meia Ezequiel, os visitantes passaram a levar mais perigo ao goleiro adversário. Porém, ficou clara a dificuldade dos jogadores de criação em encontrar o atacante André, artilheiro do time, que pouco participou do primeiro tempo.
Aos 42 minutos, o lateral esquerdo Piaui chuta cruzado de longe, obrigando Pedro a fazer boa defesa, no canto baixo. Lance de maior perigo em um 1º tempo sem chances claras para nenhum dos lados.
Segundo tempo
Muito da dificuldade dos jogadores de criação do America em achar o centroavante André se dava pela eficiência do zagueiro Carlão. O jogador do Duque de Caxias vinha marcando muito bem, trazendo segurança para seus companheiros. Porém, aos 15 minutos do segundo tempo, o defensor torceu o tornozelo direito, tendo que ser substituído.
Os 25 primeiros minutos do segundo tempo foram mais desacelerados, sendo marcados por uma inversão de funções: o America começou a ter mais a bola, enquanto o Duque de Caxias passou a explorar os contra-ataques.
Foi dessa mudança que saiu o lance do jogo, aos 27 minutos. Logo após a parada técnica, o Duque de Caxias chega no contra-ataque pela ponta esquerda com Jean Carioca. O meia cruza rasteiro para o atacante Nathan, que, girando, chuta rasteiro entre o goleiro e a trave. 1x0 para os mandantes.
Após sofrer o gol, o America passou a se expor mais. As mexidas de Marcus Alexandre deixaram o time muito ofensivo, dando espaço para os contra-ataques do Duque. Nesse cenário, o jogo ganhou emoção, alternando momentos de pressão dos visitantes e saídas em velocidade do time da casa.
No final, o ‘Mecão’ pressionou, mas esbarrou no sólido sistema defensivo do tricolor da Baixada. Assim, a partida acabou 1x0, com vitória dos mandantes.
Fim de jogo
O principal destaque da partida foi a defesa do Duque de Caxias, principalmente Carlão – pelo seu grande poder de marcação no primeiro tempo – e Pedro – que fez boas defesas e trouxe segurança aos seus companheiros. Além disso, claro, é impossível não citar o homem do gol: Nathan. O atacante fez um bom jogo, se posicionando bem e arriscando chutes, fazendo por merecer o posto de craque do jogo.
Do lado do America, Marcinho, Cipriano e Ezequiel foram muito acionados, porém, sem muita eficiência. O lateral esquerdo Piaui fez boa partida, finalizando quando possível e arriscando cruzamentos em busca do centroavante André, que não estava no melhor de seus dias.
O Duque de Caxias acabou de subir da Série B1 e já lidera a A2, se colocando como um forte candidato a se classificar para o mata-mata de acesso e conquistar a vaga para a elite do futebol carioca. Destaca-se pela sua defesa sólida, com somente 1 gol tomado, e por seu ataque decisivo, sendo o gol de hoje apenas o 5º marcado no campeonato. Com isso, o time chama a atenção pela sua capacidade de ‘matar’ o jogo, se acostumando com as vitórias por 1x0 – a de hoje foi a quarta em seis rodadas. O próximo jogo do tricolor da Baixada é contra o Petrópolis, fora de casa, no próximo sábado (29).
Mais um tropeço do America. Depois de 3 vitórias nas primeiras 3 rodadas, o time parece desandar: já são 3 jogos sem vitórias, sendo a 2ª derrota seguida. Apesar dos bons momentos na partida, faltaram forças para a equipe conseguir marcar gols. Agora, o ‘Mecão’ espera o jogo do Audax, que pode ultrapassá-lo na tabela, o jogando para a 3ª colocação – possibilidade surpreendente, visto que há uma semana a equipe do presidente Romário liderava a competição, sendo colocada como a grande favorita. Na próxima rodada, o compromisso é contra o Resende, como visitante, no sábado (29).
Comentarios