top of page

Do céu ao inferno em menos de oito meses

Mesmo com grande expectativa em cima do America, o clube não consegue se classificar para a fase final da Série A2.


Por Leonardo Cunha


A pouco mais de 8 meses, Romário era eleito presidente do America Football Club e com sua chegada vinha também muitas expectativas em cima do America para a disputa do Campeonato Carioca Séria A2 em 2024. Desde 2016, quando o clube alvirrubro foi rebaixado para a segunda divisão, o torcedor americano não tinha tanta esperança em voltar para onde o America pertence, a elite do futebol carioca.

Romário eleito presidente do America./Reprodução: Instagram @americarjoficial

Romário quando eleito, prometeu a torcida americana se comprometer com o time para conseguirem o tão sonhado acesso. "Vou me comprometer como me comprometi, e me comprometo agora de dizer que eu vou realmente fazer o máximo para eu poder ajudar muita coisa no America. (...) Se Deus quiser, eu possa ser vitorioso como presidente do America, assim como eu fui como jogador de futebol, e hoje como parlamentar", disse Romário em sua primeira entrevista como presidente do Mecão.


Quatro meses depois, começa a pré-temporada do Mecão, com reforços de peso dentro do cenário nacional e com patrocínios extraordinários para um time de segunda divisão estadual. O time trouxe grandes nomes, como por exemplo o atacante André Felipe, que já foi artilheiro do Campeonato Brasileiro e passou por times como Santos, Vasco, Atlético Mineiro, entre outros grandes clubes do futebol nacional e internacional.

André Felipe nas redes sociais do America./ Reprodução: Instagram @americarjoficial

Além de André "Balada", o clube trouxe Romarinho, atacante ex-Vasco e filho do presidente Romário. Também contratou o goleiro André Luiz, destaque da boa campanha do Boavista na Série A do Campeonato Carioca. E, além deles, nada mais nada menos do que a "contratação" do próprio presidente, Romário, como jogador do clube.


Além de presidente do clube, o Baixinho se integrou oficialmente ao elenco como jogador. Romário retorna à carreira de jogador após quinze anos de sua aposentadoria, justamente pelo América. Desta vez, o atacante poderá jogar ao lado de seu filho, Romarinho, que acaba de chegar ao América. Aos 58 anos de idade, Romário foi inscrito no dia 16/04 no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) e no dia seguinte no Boletim Informativo Diário (BID).


A pré-temporada do clube contou com algumas partidas amistosas em seu CT e na Granja Comary, em Teresópolis, onde o clube alvirrubro saiu vitorioso nas quatro partidas que disputou, com destaque na goleada sobre a Cabofriense com a presença do Baixinho dentro das quatro linhas. Infelizmente, ele não participou de nenhum lance de gol, mas deu para sentir um gostinho de como seria no Carioca A2.


A dois dias da estreia do clube na Série A2, o clube fechou uma parceria com a casa de apostas SuperBet, a mesma que patrocina clubes como Fluminense e São Paulo. Uma parceria extraordinária para um clube na situação do Mecão, mas com Romário na presidência, o clube acaba atraindo mais mídia, levando os holofotes para o clube carioca.



Sob a presidência de Romário, o América tem recuperado a visibilidade que tinha no século passado. A parceria com a Superbet não apenas reflete a tentativa de fortalecer o projeto da nova diretoria dentro das quatro linhas, mas também mostra que o projeto fora do gramado está sempre buscando maior rentabilidade para o clube.


No dia 18/05, o clube estreou em casa contra o Petrópolis, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. Naquele momento, tudo ainda parecia bom. O time fez um jogo sólido e garantiu uma vitória tranquila por 2 a 0, com um gol da grande contratação, André Felipe, e outro do meio-campista Digão. Mesmo com o jogo tranquilo, Romário não reestreou pelo América, deixando a torcida ainda mais ansiosa pela sua volta.

Romário aquecendo, no jogo de estreia./ Reprodução: Instagram @americarjoficial

O clube começou o campeonato com uma sequência super positiva, conquistando 3 vitórias seguidas e levando sua torcida ao delírio com o futebol apresentado. Esses 3 jogos foram vitórias sólidas contra Petrópolis, Artsul e Cabofriense, com André marcando 5 gols em 3 partidas. André caiu nas graças da torcida e, logo nessa sequência, já ganhou uma música da torcida americana.

"Ele fuma, ele cheira e gosta de namorar! Oba oba, mais um gol do Balada!"

Na quarta partida do campeonato, a equipe começou a desandar e seguir outro rumo. O America visitou o Serrano no estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, e saiu com um empate em um jogo sofrido contra o então lanterna da competição, Serrano. Logo depois, no próximo jogo, a equipe recebeu o Araruama, na partida que encerrou a invencibilidade do Mecão, saindo derrotada por 1x0, com gol do atacante Washington.


No final da partida, o jogador e presidente do clube foi perguntado o que faltou para o clube sair vitorioso naquela partida. "Faltou tudo, o America do primeiro jogo, o do segundo jogo, o do terceiro jogo, faltou o America jogar, faltou o America respeitar o adversário, faltou os jogadores correrem", disse Romário. Além disso, ele criticou alguns jogadores do elenco, mas deu mérito a André e Fabrício, os medalhões da equipe.


"A partir dessa premissa, se você for entender que o futebol se joga do jeito que o America jogou, o America tá fud***, não vai nem classificar entre os quatro se continuar desse jeito", disse o presidente.


No dia 22/06, com o America ainda vice-líder do campeonato, o clube visitou o líder, Duque de Caxias, em Moça Bonita, em um jogo marcado pelos bastidores da FERJ, que mudou o mando de campo do Tricolor da Baixada, obrigando-o a jogar em um estádio que suportasse a transmissão da partida com imagens. Antes do jogo, o clube sofreu xingamentos e críticas da sua própria torcida, mas principalmente da torcida rival.

Cartazes da torcida do Duque de Caxias/ Foto: Alessandra de Souza

Antes do jogo começar, a torcida americana ainda mostrava um pouco de esperança em sair dessa fase negativa que o clube estava passando. "A gente sempre torce pelo melhor do clube, né? Espero que o presidente tenha realmente tido essa conversa com os jogadores, porque não vai ser fácil contra o Caxias, mas estou aqui para torcer e acredito nessa virada de chave", disse Diogo, torcedor do America, em entrevista ao Futebol Periférico.

Nesse jogo, o America acabou derrotado pelo placar de 1x0, com gol do atacante do Duque de Caxias, Nathan. Logo após o encerramento da partida, o clube anunciou em suas redes sociais a demissão do técnico Marcus Alexandre, que comandava o clube desde o início da temporada 2024. Quatro dias depois, o clube anunciou o novo técnico para o restante do campeonato, Eduardo Állax.


Após o jogo de hoje (21), contra o Olaria, o clube chega a 6 jogos sem vitória e está matematicamente eliminado do Campeonato Carioca Série A2. Nesses 6 jogos, o clube teve um aproveitamento de 11,11% dos pontos, perdendo 4 jogos contra Araruama, Duque de Caxias, Maricá e Olaria, e empatando 2 jogos contra Resende e Audax.


Essa eliminação trouxe muita insatisfação ao torcedor do Mecão, incluindo um torcedor ilustre, Alex Escobar, apresentador do Globo Esporte e torcedor do America, que em suas redes sociais mostrou insatisfação com o clube. "Me iludi legal, que pena", comentou Escobar em uma das publicações do America.


O clube volta a campo contra o Americano no dia 31/07 às 14:45, mas sem chances de classificação, o clube entrará em campo apenas para cumprir a tabela proposta pela FERJ no início do campeonato. Agora, o clube espera sua estreia na Copa Rio e tenta se reorganizar para conquistar essa taça e garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2025.





Commenti


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page