Do campo à avenida: Independentes de Olaria
- futebolperiferico
- 13 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de abr. de 2024
Conheça a história da mais nova queridinha do povo do bairro de Olaria e seu samba para 2024.
Por Breno de Brito
História da Escola
A região da Leopoldina carrega um legado e uma tradição enorme em sua história. Além da escola de samba Imperatriz Leopoldinense e do clube Olaria, tem outra instituição que mexe com os corações dos moradores do bairro: a escola de samba Independentes de Olaria.
Tudo começou quando um jovem de apenas sete anos, apaixonado por samba, ao frequentar a Imperatriz Leopoldinense, teve o sonho de ter sua própria escola de samba e com o nome do seu bairro. Esse rapaz chamado Brenno Araújo, algumas décadas depois finalmente realizou o seu desejado sonho e fundou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Independentes de Olaria.
A escola de samba que carrega o nome do bairro da região Leopoldinense, foi fundada no dia 4 de abril de 2017 e tem como símbolo o lobo . Em dezembro do mesmo ano, acabou sendo batizada pela sua vizinha e coirmã Imperatriz Leopoldinense.
Hoje, seu presidente continua sendo Brenno Araújo, que conta com o intérprete Juan Briggs, o diretor de carnaval Camarão Netto, Marquinhos Swing é o mestre de bateria, o diretor de carnaval é Bruno de Oliveira , a Rainha de bateria é Danny Fox, o primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira é formado por Léo Chocollat e Laís Alves e o segundo casal com Wallace Pessoa e Bárbara Verçosa.
Ligação com o clube
Assim como sua coirmã e o clube da Bariri, o lobo forte da Leopoldina — forma como é chamada pelos moradores da região — também tem uma ligação forte com o povo do bairro. Em 2022, com uma parceria com o Azulão da Bariri, a escola teve seus ensaios na sede do clube, algumas semanas antes do desfile pela série prata do Rio de Janeiro. Suas cores são o azul e o branco, uma homenagem ao Olaria.
Conquistas
A Independentes de Olaria desfilou pela primeira vez em 2018 pela série E do carnaval carioca — o que seria a 6ª divisão — , conquistando também o título logo em seu primeiro ano e subindo para a série D. O seu enredo neste ano foi : “Janaína, a Índia que virou sereia do mar.” , um tema afro-indigena que conta a história de uma jovem , filha do cacique Tupinambá , que com sua tamanha beleza e graciosidade acabou conquistando o amor do deus Tupã e encantando a grande Mãe das água Iemanjá, sua história tem um final triste mas também belo.
No ano seguinte , o título da série D não veio , porém a terceira colocação levou a Independentes a subir de divisão, com o enredo: “De canto em canto, te conto um conto.” , escola não desceu o nível em seu segundo desfile e fez bonito.
Desde então a escola de samba está na série prata do Carnaval — visto que em 2021 os desfiles foram cancelados por causa da pandemia — , em 2022 acabou terminando em terceiro lugar e ano passado terminou na quinta posição.
Enredo 2024
“AO SOM DO CHORINHO
VOU SORRIR…
SEREI FELIZ,
BEM FELIZ.”
O samba enredo da Escola para o ano de 2024 irá contar a história do surgimento do ritmo musical “Chorinho” . Esse ritmo genuinamente carioca que conquistou o Brasil na época do imperador, teve como importante pilar o artista Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido carinhosamente como Pixinguinha.

Nascido numa sexta-feira, no dia 23 de abril de 1897, o músico viveu boa parte da sua vida na região periférica da Leopoldina, entre os bairros de Ramos e Olaria. Pixinguinha e o querido ritmo musical “chorinho” são os escolhidos para serem homenageados pela Independentes de Olaria.
Comments