top of page

Associação Atlética Portuguesa: A zebra da Ilha do Governador

Atualizado: 12 de abr. de 2024

Por Michel Costa


Fundação


Em 17 de dezembro de 1924, na casa humilde e pacata de Luís Gomes Teixeira, eis que surge para o cenário carioca, mais um clube: A Associação Atlética Portuguesa. Após uma longa excursão dos negociantes empresários carioca-portugueses do ramo de sacos vazios e usados, Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, foram convidados a disputar uma partida de futebol na organizada Portuguesa Santista contra seus colegas e empregados do ramo da região de Santos. O resultado? 1x1 e os dois cariocas apaixonados por Portugal, em sua volta ao Rio, contaram das glórias na terra da garoa para os outros comerciantes do ramo, da cidade maravilhosa.


Com tamanho entusiasmo pela viagem e as brilhantes histórias contadas, Constantino e Joaquim contagiaram os comerciantes do Rio que logo decidiram por criar a Portuguesa Carioca. Foi aí que tudo começou. Patrões e empregados se uniram e formaram o clube.


Luiz Gomes Teixeira que foi quem deu o passo lusitano mais importante, é o primeiro presidente da Portuguesa. A primeira sede da Lusa foi na Rua Visconde de Itaúna, 201, no Centro da cidade. Essa rua na década de 40 seria extinta para a abertura da Avenida Presidente Vargas.


Em virtude da primeira sede demolida, a Portuguesa foi buscar um novo abrigo. Abriu os horizontes e rapidamente achou seu lugar, a Ilha do Governador e a Rua Haroldo Lobo, para abrigar o grupo de Portugueses.


No local escolhido, já na Ilha, funcionava um hipódromo, com corrida de cavalos, na época, sucesso da vanguarda e também da juventude. Anos mais tarde, o estádio do Jóquei Club Guanabara decretaria falência e se tornaria a sede fixa da Portuguesa. O estádio ganharia o nome tradicional de Luso-Brasileiro, que anos mais se tornaria um dos estádios mais importantes do Rio de Janeiro, servindo de abrigo para grandes times do estado e palco de jogos memoráveis.


Estádio Luso-Brasileiro

A construção do monumental Estádio da Associação Atlética Portuguesa completou, no dia 6 de agosto de 2023, 62 anos. Só que, originalmente, o espaço funcionava como um hipódromo, o Jockey Club Guanabara. Um decreto do então Presidente Jânio Quadros limitou as corridas de cavalo aos sábados e domingos – e o turfe nacional entrou em crise.


Assim, o Jockey Club Guanabara não suportou a pressão e fechou as portas. Em 1964, a Associação Atlética Portuguesa comprou toda a área, transformada no estádio Luso Brasileiro.


Imagem histórica do Jockey Clube Guanabara
Jockey Club Guanabara/ Foto: Reprodução/Esporte Rio

A inauguração foi em 2 de outubro de 1965, com um jogo entre a Portuguesa e o Vasco, assistido por 8.565 pagantes. A Lusa perdeu para o adversário por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Estadual. A casa da Portuguesa tem, atualmente, capacidade para 3.718 torcedores.


Conquistas do clube


A LUsa tem como principais títulos cinco conquistas do Campeonato Carioca da Segunda Divisão, em 1939, 1940, 1996, 2000 e 2003, além de três Copa Rio, nos anos de 2000, 2016 e 2023, e como melhor campanha no Campeonato Carioca da Primeira Divisão a terceira colocação em 2021. A rubro-verde ostenta como títulos amistosos de destaque, competição envolvendo equipes lusa e brasileiras de origem portuguesa, duas Copa Rubro-Verde, em 2018 e 2019.



Equipe da Portuguesa erguendo o troféu da Copa Rio
Equipe da Portuguesa campeã da Copa Rio/ Foto: Reprodução/Terra

Portuguesa x Real Madrid


No dia 4 de setembro de 1969, a Portuguesa visitou o Real Madrid no Santiago Bernabéu e escreveu uma história que para sempre será lembrada pelo clube. A Lusa venceu a partida por 2x1. A partida contra a Lusa marcava a entrega de faixa do time "galáctico", tricampeão do Campeonato Espanhol (1966/1967; 1967/1968; e 1968/1969) sob o comando de Miguel Muñoz Mozún. Em amistoso com "pouco futebol e muitas piruetas", como noticiou a imprensa espanhola na época, o time da Ilha do Governador venceu por 2 a 1 com dois gols do ponta-direita Miguel.



Imagem de jornal relatando a vitória da Portuguesa contra o Real Madrid
Vitória da Portuguesa x Real Madrid/ Foto: Reprodução/Globo Esporte

E por muito pouco, o maior feito da história da Portuguesa não aconteceu. A equipe da Ilha do Governador estava na Europa para uma série de amistosos. E, como parte dos compromissos, viajou à Espanha para enfrentar o Sevilla. Entretanto, a partida foi cancelada por um motivo curioso. À procura de um rival para realizar um jogo festivo de entrega das faixas do Campeonato Espanhol, o Real Madrid entrou na "disputa" com o rival local, ofereceu um maior "bicho " ao time da Ilha do Governador e levou a melhor.









コメント


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page