top of page

América-RJ: O periférico que ousou ser gigante

Por Davi Andrade


Fundação

O América-RJ teve sua história iniciada no começo do século XX, mais precisamente em 1904. Após o Clube Atlético Tijuca fechar as portas por conta de um desentendimento entre associados, um grupo de sete antigos sócios se reuniu na rua Praia Formosa e após horas de discussão, resolveram fundar um clube de futebol. Neste dia, 18 de setembro de 1904, surgia o América Football Club.


Fundadores do América F.C
Fundadores do América F.C. Foto: Reprodução / Museu do Futebol

A primeira partida disputada pelo “Mecão”, apelido utilizado pelos adeptos do time, aconteceu no ano seguinte, no dia 6 de agosto. Na ocasião, o América foi derrotado pelo Bangu por 6 a 1, mas este seria apenas o início de uma grande e acirrada rivalidade entre os clubes.


Neste dia, Amílcar Teixeira Pinto, então capitão do time, teve a honra de marcar o primeiro gol da história do clube, que ainda jogava com uniformes alvinegros, sendo substituído pelo vermelho e branco somente em 1908.


Foto de Amilcar Teixeira Pinto
Amilcar Teixeira Pinto, o autor do primeiro gol do América. Foto: Acervo Iconographia/Cia. da Memória

A mudança para a Tijuca ocorreu em 1911, quando o América se uniu a Haddock Lobo Football Club, que já disputava Campeonatos cariocas, mas se encontrava em uma situação financeira complicada. Desta forma, o Mequinha se tornou dono do estádio da Rua Campos Sales e recebeu reforços de qualidade para seu plantel. A primeira partida do América no Campo da Rua Campos Sales ocorreu em agosto de 1911, na vitória por 3 a 1 sobre o Rio Cricket.


Primeiras glórias

Já mais estruturado e com ótimas campanhas nos campeonatos regionais, principalmente em 1913 e 1916 onde se sagrou campeão do Campeonato Carioca, o Rubro da Tijuca começou a conquistar muitos torcedores pelo estado. Com a popularidade do clube em ascensão e a conquista de mais três Cariocas, em 1922, 1928, 1931, o América se consolidou como um dos maiores clubes do Rio de Janeiro.


Sede do América F.C no Rio de Janeiro.
Sede do América F.C. Foto: Reprodução / GE

Posteriormente, o Mecão obteve grandes momentos de glória, como os Campeonatos Cariocas de 1935 e 1960, o que coloca o time como o quinto clube com mais conquistas do torneio, atrás apenas de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Mas também passou momentos complicados de desestruturação do clube e crises financeiras, que acarretaram a venda do terreno na Campos Sales e montagem de elencos fracos.


Em busca de novas glórias

Atualmente, o América passa por um processo de reformulação com um projeto a longo prazo, que visa a reestruturação do clube como grande potência regional. 


Por conta de sua história magnífica e seu glorioso passado, no Rio de Janeiro se diz que o América Football Club é o segundo time do coração de todo carioca.


Commentaires


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page