top of page

Niteroiense é campeão da Taça Waldir Amaral 2024

Com o título, o clube garante vantagem do empate agregado nas semifinais do Campeonato Carioca Série C.


Niteroiense recebe a Taça Waldir Amaral (Crédito: Agência FERJ)
Niteroiense recebe a Taça Waldir Amaral (Crédito: Agência FERJ)

Em seu retorno ao futebol profissional, o Niteroiense FC se sagrou campeão da Taça Waldir Amaral após vencer o EC Resende, neste domingo (7), em jogo válido pela última rodada do primeiro turno da Série C Estadual. O confronto no Estádio Ronaldo Nazário, em São Cristóvão, terminou com vitória da equipe de Niterói por 3 a 0, com gols de Wagner e Jhow Jhow, duas vezes.


O Niteroiense terminou o turno com 24 pontos conquistados em nove jogos, com o melhor ataque (24 gols), a segunda melhor defesa e apenas uma derrota, para o Vera Cruz, segundo colocado. Na sequência, Uni Souza e Campos, respectivamente, formam o quarteto classificado para as semifinais da Série C, a quinta divisão do Campeonato Carioca.


Conforme previsto no regulamento, o clube de melhor campanha irá enfrentar o quarto colocado do primeiro turno. Assim, o Niteroiense enfrentará o Campos, com a vantagem do empate na soma dos resultados, além de jogar a partida decisiva em casa. O jogo de ida ocorre no próximo domingo (14), no estádio Antônio de Medeiros, em Cardoso Moreira, Norte Fluminense.


A diretoria do Niteroiense ainda decidirá o mando de campo da partida de volta, que acontece no domingo posterior à primeira partida (21). A escolha será entre o estádio Moça Bonita, em Bangu, e o Estádio Ronaldo Nazário, onde adotou como casa nesta Série C, já que ainda não tem a liberação da Concha Acústica, em Niterói.


O outro confronto das semifinais será entre Uni Souza e Vera Cruz. Assim como o campeão, o vice tem a vantagem do empate na soma dos resultados e da decisão em casa. As partidas ocorrerão nos mesmos dias da outra chave. No confronto inicial, as equipes se encontram em Moça Bonita, já a partida decisiva será no Atílio Marotti, em Petrópolis. As equipes finalistas estarão garantidas na Série B2, prevista para o fim de setembro.


Retomada do clube centenário


O tradicional Nictheroyense Futebol Clube foi fundado em 1913, mas estava sem disputar competições desde 1980 e neste ano ressurgiu com a grafia Niteroiense, além de escudos e cores diferentes. A iniciativa partiu da mudança de nome do Atlético Carioca, fundado em 2012 e que disputava a Série C até o ano passado. 


Clube passou por mudança de nome, escudo e de cores.
Clube passou por mudança de nome, escudo e de cores.

Com isso, o Niteroiense adotou a filiação do Atlético Carioca, utilizando o mesmo CNPJ, na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O Niteroiense seguirá com as competições profissionais, enquanto o Atlético foca nas categorias de base. 


No passado, o Nictheroyense tinha seu campo instalado na Rua Santa Clara, no bairro Ponta d’Areia. Região formada por trabalhadores das fábricas da cidade, o clube contou com o apoio de uma torcida apaixonada. Em 1918, conquistou o Campeonato Fluminense e em 1937, o Torneio Niteroiense. 

Equipe do Niteroiense Futebol Clube Selecta, 14 de abril de 1917, p. 24 / Reprodução
Equipe do Niteroiense Futebol Clube, 14 de abril de 1917, p. 24 / (Reprodução Histórias do Esporte)

Neste projeto de retomada, o clube da "Cidade Sorriso" tem pretensões de chegar logo na elite carioca. A meta da diretoria é chegar na Série A do Campeonato em cinco anos, tarefa difícil para um clube que recomeça do zero. Neste momento, o clube conta com apoio da população de Niterói, que não tem representantes no Campeonato Carioca desde o licenciamento do Canto do Rio em 2020.


Para isso, a diretoria pretende, em breve, mandar os jogos na cidade. A expectativa é poder jogar no Parque Poliesportivo da Concha Acústica, na Zona Sul da cidade, que conta com a vantagem e as boas condições que um gramado sintético oferece. A intenção era jogar a Série C no estádio, o clube já tem o aval da prefeitura, mas depende de laudos técnicos que estão em processo. 

Parque Poliesportivo da Concha Acústica. (Foto: Leonardo Simplício)
Parque Poliesportivo da Concha Acústica. (Foto: Leonardo Simplício)

Comments


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page