MORRO DA MINA É O CAMPEÃO DA TAÇA DAS FAVELAS 2024!
- futebolperiferico
- 21 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Novatos na competição, a equipe estreia já levantando o troféu.
Escrito por Ana Luiza Benevenuto.
Neste sábado, 21 de setembro, o maior campeonato de futebol entre favelas chegou ao seu ápice. Foi realizada mais uma final da Taça das Favelas, onde Jardim Sumaré e Morro da Mina se enfrentaram no estádio Moça Bonita, em Bangú.
As duas equipes chegaram com uma bagagem de sonhos e expectativas, de um lado, o Jardim Sumaré foi em busca do título de uma vez por todas, enquanto do outro lado, o Morro da Mina foi buscar um final cinematográfico para a história deles.
“… A gente vem batalhando a muito tempo, e esse ano a gente conseguiu passar e subir pra série, a gente ‘tá’ vindo forte” - disse Eddy, treinador do Morro da Mina, em entrevista exclusiva ao Futebol Periférico.
Nos primeiros 30 minutos, a equipe do Morro da Mina envolveu o Jardim Sumaré com pressão total, tendo sempre a bola nos pés e valorizando a troca de passes. Aos 15 minutos, o camisa 10, Gustavo, cabeceou na trave e a bola acabou entrando, mas o gol que abriria o placar em favor do Morro da Mina não foi validado pela arbitragem.
O Jardim Sumaré teve uma certa dificuldade de aproximação, que melhorou por volta dos 20 minutos, mas não o suficiente para ir para o intervalo com o jogo empatado.
Os destaques do primeiro tempo foram De Paula e Gustavo do Morro da Mina e Alanzinho do Jardim Sumaré.
A final foi retomada com muita agitação, torcidas de ambos os lados incendiadas, provocações e um jogo quente. É de importante destaque que, no intervalo, o treinador Eddy foi conversar com seu jogador, Índio, e disse que mesmo que ele não tenha feito um bom primeiro tempo, o treinador confiava nele e em seu futebol, que o garoto entraria para brilhar.
Então, no minuto 2 do último tempo, Gabriel, camisa 7, finalmente abriu o placar para o Morro da Mina após uma bela assistência de Índio, camisa 11, que ganhou a confiança do técnico e voltou pro jogo com muita vontade.
Comemoração do gol que balançou as redes do estádio Moça Bonita. (FOTO: TAÇA DAS FAVELAS RJ)
A partida seguiu com muito volume de jogo de ambas equipes e inúmeras tentativas de finalização, o Morro da Mina sempre com muito controle de bola e dominando o meio de campo. Nos últimos minutos de jogo, o Jardim Sumaré jogou com pressão máxima, investindo na bola aérea mas a equipe do Morro da Mina segurou o placar.
E foi assim que a Taça das Favelas 2024 conheceu seu grande campeão. Vindo de Nilópolis e com um roteiro digno de filme, o Morro da Mina deixou seu nome marcado na história da Taça das Favelas já na sua primeira participação. O que é, inegavelmente, uma grande campanha.
Arte postada em comemoração ao título inédito do Morro da Mina. (FOTO: TAÇA DAS FAVELAS RJ)
A IMPORTÂNCIA DO CAMPEONATO
A Taça das Favelas vem sendo uma vitrine para talentos desde 2012, jovens que antes sofriam com a falta de visibilidade, veem a oportunidade perfeita no campeonato. Idealizado e organizado pela CUFA, é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, com meses de competição e conta com 66 equipes masculinas (e 27 femininas), com a participação de mais de 5 mil atletas no total.
O campeonato traz a reafirmação do talento, emoção e calor das favelas cariocas, se tornando mais do que um simples futebol, mas sim um facilitador para a ocasião ideal: o destaque diante de olheiros de todo o país, com a oportunidade de ser descoberto como um talento promissor. A Taça das Favelas vem se tornando, a cada dia, mais importante para os jovens periféricos e para todos os brasileiros, já que é nas favelas onde temos a maior origem de talentos.
excelente matéria!!
sensacional
Muito top!