Do campo à avenida: América Samba e Paixão
- futebolperiferico
- 14 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de abr. de 2024
A nova escola da zona norte vem com tudo nos corações dos torcedores americanos.
Por Leonardo Cunha
O início de tudo
Em 2004, o enredo da Unidos da Ponte homenageou os 100 anos do América Futebol Clube com o título “Hei de torcer, torcer, torcer... América, 100 anos de Paixão. Com isso o ex-diretor social do clube América e autor do enredo da Unidos da Ponte em 2004, Ricardo Netto, disse: “ouvir nosso hino na Sapucaí em ritmo de Samba foi o momento mais emocionante da minha vida e a realização de um sonho”.
Ricardo Netto então procurou torcedores do América e apaixonados pelo samba e deu a ideia de uma escola de samba da torcida do América, assim como existe em alguns clubes de São Paulo.
Finalmente em 12 de Agosto de 2012, a ideia saiu do papel e sete torcedores do América se reuniram para fundar a escola América Samba e Paixão, a fim de engrandecer e homenagear a torcida e o clube de coração. Os padroeiros escolhidos para representarem a escola foram São Jorge, santo associado à luta contra os males e energias negativas e Nosso Senhor do Bonfim, uma figuração de Jesus Cristo.
Assim como o Clube América, a escola América Samba e Paixão veio para representar o bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Os adeptos do América Futebol Clube, acabaram virando torcedores da escola de samba, para assim poder apoiar o time e o estilo musical que tanto cativa capital fluminense.
Enredo 2024
O enredo da escola homenageará Rubem Confete, sambista e apresentador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Rubem Confete foi passista na Estação Primeira da Mangueira, além do convívio com Pixinga, Dona Ivone Lara, Jamelão, Xangô da Mangueira e Candeia.
O ouvinte, que está acostumado a conhecer histórias vividas por Confete com os baluartes do samba, se surpreendeu pelo mesmo ter sido o próprio destaque do quadro, como anunciou e contou Ricardo Netto, presidente da agremiação e autor da sinopse do enredo.
Com samba-enredo já definido, o radialista, roteirista, teatrólogo, compositor e estudioso das questões afro-brasileiras terá a vida contada na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, na Zona Norte do Rio, pelo Grupo de Avaliação, quando a escola de samba fundada em 2022 fará sua estreia na passarela dos desfiles.
Comments