top of page

Com um a menos, Portuguesa se classifica para a segunda fase da Copa do Brasil

Jogo ganhou tom dramático após a expulsão de Diego Guerra, aos 30 minutos do segundo tempo


por Eduardo Sousa


Nesta quarta-feira (21), Audax e Portuguesa entraram em campo em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil 2024, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Foi um jogo marcado pelo excesso de faltas e por uma expulsão que quase comprometeu a classificação da Portuguesa. 


A partida terminou em zero a zero, com o empate, a Portuguesa garantiu a classificação para a próxima fase da competição, em que enfrentará Cuiabá-MT ou Real Noroeste-ES. A Lusa também garantiu a premiação por passar de fase e receberá R$950 mil.



Audax x Portuguesa Copa do Brasil.
Jogo foi truncado em Saquarema. Foto: Bruno Maia / A Tribuna

Pelo Campeonato Carioca, a Portuguesa irá receber o Nova Iguaçu, no Luso Brasileiro, no próximo sábado, às 18h30. O Audax irá enfrentar o Botafogo, no Nilton Santos, também no sábado, às 16h. 


Primeiro Tempo


O jogo começou sem grandes oportunidades de perigo nos primeiros minutos, com as equipes mais cautelosas. No entanto, foi a Portuguesa que assumiu o controle da partida. A equipe se mostrou mais organizada e buscou constantemente o ataque, conseguindo as melhores oportunidades.


Aos 17 minutos, Patrick entrou pelo lado esquerdo da área e foi derrubado pelo zagueiro do Audax. Pênalti para a Portuguesa, que o próprio Patrick cobrou, mas não conseguiu converter, parando na bela defesa do goleiro Max. 


Logo após perder o pênalti, Patrick Carvalho teve a chance de maior perigo com perigo em um cabeceio para fora. A Portuguesa seguia com o domínio da partida. Em alguns momentos, a Lusa pressionou o adversário com todos seus jogadores no campo oposto. 


Por sua vez, o Audax também tentava criar suas oportunidades de finalização a partir dos contra-ataques. Porém, a falta de capricho no terço final, fez com que a primeira etapa se encerrasse sem gols. O excesso de faltas marcou a primeira etapa, com cartões amarelos distribuídos para ambas as equipes


Segundo Tempo


Na segunda etapa, o Audax tentou ir ao campo com uma postura diferente do primeiro tempo. A equipe tentou criar algumas oportunidades de perigo, logo aos dois minutos, Edilson avançou pelo lado esquerdo e levou perigo a meta lusitana.


Porém, a mudança de postura do Audax logo foi neutralizada pelas ações da Lusa, que retomou as forças do primeiro tempo e voltou a dominar as ações ofensivas. Com o desenvolvimento da partida, a Lusa continuou criando as melhores oportunidades e se estabeleceu com maior posse de bola. 


Assim como no primeiro tempo, o jogo seguiu tendo um contorno violento. Foram muitas faltas e um jogo marcado por paralisações para atendimento dos jogadores. Para fugir do empate, a Portuguesa apostou na experiência de Hernane Brocador, que entrou aos 23 minutos.


Logo nas primeiras ações, Hernane quase balançou as redes. A finalização parou no defensor do Audax. O jogo parecia controlado pela Portuguesa, mas aos 30 minutos Diego Guerra foi expulso, alterando o percurso natural da partida.


Por conta da superioridade numérica e pela necessidade da vitória, o Audax precisou criar uma pressão ofensiva. Igor Alves criou uma bela oportunidade de gol. O atacante passou pelos defensores da Portuguesa e ficou cara a cara com Dida, que defendeu e mandou para escanteio. 


Devido a necessidade da vitória, o desespero tomou conta da equipe do Audax, que precisava marcar para se classificar. Por conta disso, faltou refino e paciência para finalizar as jogadas. Nos minutos finais, a equipe desperdiçou duas oportunidades de criar jogadas com chutes de muito longe.


A Lusa, que estava com um jogador a menos, passou a ter menos pressa em concluir suas jogadas e preferiu esperar o tempo passar enquanto se defendia com todas suas forças. Ainda assim, Hernane perdeu a chance de fazer o gol da classificação para a Lusa. O artilheiro sobrou sozinho na área, mas finalizou nas mãos do goleiro Max.


Porém, a melhor chance da partida foi do Audax. Aos 43 minutos, após cruzamento de Igor Silva na área, Acácio ajeitou de cabeça e Igor Alves chutou para fora dentro da pequena área. Assim, o jogo terminou zero a zero e a classificação ficou com a Portuguesa.


Comments


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page