Cabofriense está em sexto lugar no ranking de futebol feminino estadual em 2024, de acordo com a CBF
- futebolperiferico
- 29 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
As jogadoras da Cabofriense buscam manter o alto nível de futebol nos treinos e competições.
Por João Vitor Cravo e Maria Rita Nader
O time feminino da Cabofriense é formado por mais de 60 atletas e, apoiado pela Prefeitura da região, alcançou a 6ª posição no ranking de futebol feminino do estado do Rio de Janeiro, conforme a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Essa conquista é um marco importante para a equipe, que enfrenta desafios financeiros constantes mas mantém sua determinação e espírito competitivo, representando com orgulho a Região dos Lagos. Este é um exemplo inspirador de superação dentro e fora das 4 linhas, destacando a força e resiliência das atletas da Cabofriense em meio a adversidades.
Além disso, a equipe ocupa a 92ª posição no ranking nacional entre 111 times, destacando-se em meio a adversidades. Em entrevista ao Futebol Periférico, o técnico Matheus Passos revelou as ambições do time: “Hoje, nossa meta é disputar o Campeonato Estadual Carioca e, consequentemente, conseguir uma vaga no Brasileirão A3, retornando a uma competição nacional”. A declaração reflete o compromisso da equipe em continuar crescendo e levando o nome de Cabo Frio a novos patamares no futebol feminino.
Treino do time feminino. Reprodução / Livia Resende
A Associação Desportiva Cabofriense (ADC Cabofriense/SEVEN7) é o nome do projeto 100% gratuito que leva essas meninas ao campo. Hoje tem como coordenador do projeto o professor Djalma Leite, e como técnico atual, Matheus Passos. O treinador faz diversas viagens de São Pedro da Aldeia para a região dos lagos gratuitamente a fim de treinar o time feminino.
Em 2019, auxiliadas por Maxinny, ex-jogadora com passagens por seleções de base do Brasil, as meninas de Cabo Frio foram campeãs do Interestadual e do Intermunicipal. Assim, chegaram embaladas para a disputa do Campeonato Carioca daquele ano, ficando na liderança do grupo B, na primeira fase, e caindo em 2º lugar do seu grupo na segunda etapa.
Após a pandemia, em 2022, sob o comando do treinador Julio Oliveira, o time feminino alcançou pela primeira vez a série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino, no ano em que foi criada a terceira divisão do campeonato. O Tricolor Praiano conseguiu a classificação graças a uma excelente campanha no Campeonato Carioca daquele ano. O clube da Região dos Lagos terminou em quinto lugar na classificação geral do estadual. No Campeonato Brasileiro, a equipe acumulou 16 pontos, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, além de um ponto conquistado nos pênaltis. No entanto, foi eliminado nas oitavas de final pelo Vila Nova (ES), com uma derrota por 2 a 0.
Treino para o Brasileiro A3 em 2022/Foto: Montanha Fotografias
Em 2024, após anos de crescimento e progresso, a Seleção Cabofriense alcançou pela segunda vez consecutiva posições de destaque nos rankings Nacional (92º) e Estadual (6º) da CBF. Sobre a importância desse reconhecimento, o coordenador Djalma declarou em entrevista à Inter TV: “É sempre importante que elas participem de campeonatos, especialmente aqueles filiados à federação. A CBF observa com outros olhos, e algumas meninas podem ser convocadas. Além disso, há o desenvolvimento do futebol na Região dos Lagos”.
A Seleção Cabofriense continua a buscar conquistas cada vez maiores, ao representar sua cidade em todos os jogos. Como disse a volante Rayssa Vitória à Inter TV: “Nosso grito é 123 Cabo Frio, jogamos por uma cidade inteira”.
Comments