top of page

A Copa Rio 2024 começa nesta quarta

Competição é de extrema importância para os clubes de menor investimento do Rio de Janeiro.


Competição inicia nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução / FERJ)
Competição inicia nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução / FERJ)

A Copa Rio começa nesta quarta-feira (24), a primeira fase da competição contará com oito confrontos, com partidas de ida e volta. Inclusive, todo o torneio é formado pelo sistema mata-mata. A Copa Rio concede ao campeão e ao vice uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil, com prioridade de escolha para o campeão.


Ao todo, serão cinco etapas: primeira fase, oitavas, quartas, semifinais e final. A competição é disputada por clubes da Série A, Série A2, Série B1 e Série B2. Os clubes participantes conseguiram a vaga nesta edição por conta do desempenho no ano de 2023. 


A primeira fase é composta por clubes da Série A2, que enfrentam os participantes das divisões inferiores. As oito equipes da Série A1 entram na disputa a partir das oitavas, enfrentando os vencedores dos confrontos da primeira fase.


Confira os confrontos da primeira fase


São Cristóvão x Olaria


O sorteio da Copa Rio prestigiou os amantes do futebol carioca com um clássico logo na primeira fase. As tradicionais equipes da Leopoldina, São Cristóvão e Olaria, voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (24). 


O Tóvão fará sua estreia nesta temporada, o clube chega com altas expectativas após subir duas divisões no ano passado. O clube começou sua preparação para a Copa Rio no começo de junho e segue apostando no treinador Diego Brandão, comandante no ano vencedor de 2023. 

São Cristóvão subiu duas divisões em uma temporada. (Foto:: Reprodução / Agência FERJ)
São Cristóvão subiu duas divisões em uma temporada. (Foto:: Reprodução / Agência FERJ)

Nas redes sociais do clube, o treinador falou sobre a expectativa para a competição:

“Expectativa está boa, temos um grupo que se conhece, com os jogadores que foram campeões no ano passado na B2. A perspectiva é que a gente possa fazer um campeonato muito bom” – afirmou Diego.

No outro lado do confronto, o Olaria vive uma ótima fase, vindo de sete vitórias seguidas na Série A2 e já classificado para as semifinais. O clube tem o melhor ataque da competição, com 15 gols marcados, com destaque para Macário e Rafael Lucas, que juntos somam 7 gols.


Olaria é o atual vice-campeão da Copa Rio. (Foto: Reprodução / Vinicius Gentil/OAC)
Olaria é o atual vice-campeão da Copa Rio. (Foto: Reprodução / Vinicius Gentil/OAC)

O confronto ocorre nesta quarta-feira (24), no estádio Ronaldo Nazário, às 14h45. A partida terá transmissão da Cariocão TV, no YouTube.


Duque de Caxias x Maricá


Outro confronto aguardado nesta primeira fase é entre Duque de Caxias e Maricá, equipes que disputam o título da Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série A2. O Duque liderou a competição até ser ultrapassado pelo próprio Maricá, no último sábado. 


Com gol de Pablo, Marica superou Duque. (Foto: Reprodução / Léo Alves/MFC)
Com gol de Pablo, Marica superou Duque. (Foto: Reprodução / Léo Alves/MFC)

O Maricá superou o adversário, que contava com apoio de sua torcida, com gol de Pablo Thomaz, artilheiro da Série A2 com 7 gols marcados. No entanto, agora a competição é outra e os clubes irão medir forças novamente em busca da vaga nas oitavas de final.


A partida de ida será no Marrentão, em Xerém, às 14h45.


Serrano x Artsul


Ao contrário de Duque e Maricá, Serrano e Artsul são adversários na luta contra o rebaixamento na Série A2, ocupando as duas posições finais na competição, que está na reta final. Além disso, os clubes possuem as duas piores defesas, tendo o Serrano 12 gols sofridos e o Artsul,17.

No início da Série A2, o Artsul foi melhor. (Foto: Reprodução / Willian Davoli).
No início da Série A2, o Artsul foi melhor. (Foto: Reprodução / Willian Davoli).

Na última vez que se enfrentaram, no dia 18 de maio, pela primeira rodada da Segundona, o Artsul venceu por 1 a 0. Agora o momento é diferente e os clubes correm grave risco de disputar a Série B1 neste ano. 


A partida ocorre no Atílio Marotti, em Petrópolis, às 14h45.


Friburguense x America


Após a exclusão e o retorno do Friburguense à Copa Rio, em menos de 24 horas, a partida está confirmada para a próxima sexta (26). O clube de Nova Friburgo enfim fará sua estreia nesta temporada diante de um America em crise. 


O Mecão tinha uma enorme expectativa em conquistar o acesso à Série A do Campeonato Carioca e teve um início empolgante, ao emplacar três vitórias seguidas. No entanto, não passou disso, nas rodadas seguintes foram 3 empates e 4 derrotas, o que retirou o clube da disputa pelo acesso.

 

America não vence há 7 rodadas na Série A2. (Foto: Reprodução / America)
America não vence há 7 rodadas na Série A2. (Foto: Reprodução / America)

Durante a Segundona, o clube passou por troca de treinador e dispensa de jogadores, devido à insatisfação da diretoria, comandada por Romário, presidente do America. Com a eliminação na Série A2, a Copa Rio é a única competição restante no calendário americano, que pode dar uma vaga em competições nacionais.


Belford Roxo x Cabofriense


O Belford Roxo também fará sua estreia nesta temporada, o clube chega com empolgação após subir da Série B2 para B1, com o vice-campeonato em 2023. O clube realizou contratações com intuito de aprimorar o elenco para esta temporada.


O Belford Roxo chega à Série B1 em 2024. (Foto: Reprodução /William Davoli)
O Belford Roxo chega à Série B1 em 2024. (Foto: Reprodução /William Davoli)

Anderson Domingues, dos meio campo Leandrinho, Pedrinho e Juninho, do atacante Wander Hudson foram anunciados pelo Belzão, além disso o clube anunciou a renovação com o zagueiro Jackson Klayton e com o ponta Giovane. 


A Cabofriense chega na Copa Rio depois de um desempenho mediano na Série A2. O clube da Região dos Lagos ficou seis rodadas sem vencer na competição, mas voltou a vencer no último sábado e conseguiu se livrar do rebaixamento. Atualmente, o clube ocupa a sétima posição com 11 pontos conquistados.


Cabofriense se salvou ao vencer o Artsul na última rodada. (Foto: Reprodução: Willian Davoli)
Cabofriense se salvou ao vencer o Artsul na última rodada. (Foto: Reprodução: Willian Davoli)

O primeiro jogo da disputa acontece no estádio Nélio Gomes, em Belford Roxo, às 14h45.


Bonsucesso x Sampaio Corrêa 


O Bonsucesso, liderado pelo treinador Vinicius Almeida, anunciou nas redes sociais o elenco com cerca de 30 jogadores para a temporada. Dentre os jogadores anunciados, o Rubro-anil contratou o experiente Fabián Monzón, campeão olímpico com a Argentina em 2008, que acumula passagens por Boca Juniors, Fluminense e Lyon. Além da Copa Rio, o clube irá disputar a quarta divisão carioca em setembro.

Monzon tem carreira internacional de sucesso e chega para reforçar o Cesso. (Foto: Reprodução / GE)
Monzon tem carreira internacional de sucesso e chega para reforçar o Cesso. (Foto: Reprodução / GE)

O Sampaio Corrêa, ao contrário do Bonsucesso, vive um momento mais tranquilo. O Galinho da Serra disputou pela primeira vez na história a Série A do Carioca e enfrentou os clubes com maior investimento do Rio. O clube demonstrou sua força ao buscar um empate heróico contra o Vasco da Gama por 3 a 3. 


O confronto ocorre no estádio Leônidas da Silva, às 14h45, com transmissão da Cesso TV, no YouTube.


Zinza x Americano


O Americano vive um momento ruim na Série A2, o clube conquistou apenas uma vitória na competição, há um mês, contra a Cabofriense. O Cano está na décima posição do campeonato, apenas um ponto na frente do Serrano, primeiro time da zona de rebaixamento. 


Hiago (C) comemora o gol da vitória do Americano (Foto: Reprodução / Pedro Siqueira)
Jogadores comemorando o gol da única vitória do Americano na temporada(Foto: Reprodução / Pedro Siqueira)

O Zinzane FC, clube fundado em 2022, também faz seu primeiro jogo da temporada. O clube irá disputar a Série B2 a partir de setembro. Nesta quarta-feira, as equipes jogam em Moça Bonita, às 14h45.


Paduano x Petrópolis


Assim como o adversário de Campos, o Petrópolis não vive seu melhor momento, após boas campanhas nos anos anteriores, o clube ainda está na briga contra o rebaixamento na Série A2. 

Partida ocorre em múnicipio com cerca de 12 mil habitantes. (Foto: Reprodução / Jornal O DIA)
Partida ocorre em múnicipio com cerca de 12 mil habitantes. (Foto: Reprodução / Jornal O DIA)

Nesse momento difícil, o clube enfrenta o Paduano, que irá estrear em partidas oficiais na temporada. O confronto ocorre no estádio Ferreirão, em Cardoso Moreira, às 14h45. O clube classificado irá enfrentar o Audax nas oitavas de finais. 




Comentários


O lado do futebol que (quase) ninguém vê

Maior visibilidade aos clubes de menor orçamento do Campeonato Carioca

  • X
  • TikTok
  • alt.text.label.Instagram

©2024 por FutebolPeriferico

bottom of page