Campo Grande, grande de novo! O time anuncia a reforma do estádio Ítalo Del Cima
- futebolperiferico
- 5 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Mesmo com a liberação dos fundos, ainda não há previsão para início das obras
Por Vinícius Araujo
Na última quinta-feira (02), o Campo Grande Atlético Clube anunciou em suas redes sociais que a reforma do estádio Ítalo Del Cima foi liberada. A promessa de revitalização do estádio ocorreu no aniversário de 81 anos do Campusca em 2021, em um acordo estabelecido entre o prefeito Eduardo Paes e o Vereador Zico. O prefeito, no dia 29 de abril deste ano, assinou a aprovação da verba para iniciar as obras do projeto.

No entanto, ainda não tem previsão de quando as mudanças no estádio vão se iniciar, uma vez que, também, não existe um planejamento definitivo. O clube e a prefeitura possuem um convênio e, após a elaboração dos planos, o projeto vai para o Tribunal de Contas para ser licitado.
A expectativa é de que a capacidade das arquibancadas aumente após a reformulação. O estádio, com capacidade para 18.000 pessoas, já foi palco de diversos jogos da história do futebol carioca. Um desses jogos foi o clássico Fla-Flu, em 1992, que ocorreu no estádio da Zona Oeste, após o Maracanã ter sido interditado naquele período.

É importante ressaltar que o estádio segue sendo do Campo Grande, mas o clube terá que ceder o local para ações da prefeitura sempre que necessário. O espaço, localizado na Rua Artur Rios, é também área de lazer para os moradores do bairro. A organização realiza eventos constantemente para arrecadar mais fundos para o clube, uma vez que o time possui poucos patrocinadores.

Com a estrutura aprimorada, é esperado que o Campusca volte a competir em alto nível. A possível melhora nos vestiários, arquibancadas, acesso ao estádio e introdução de tecnologias ao estádio atrai um público maior não só para os jogos, mas também para os eventos.
A revitalização também ajuda no redor do estádio, que possibilita mais negócios e segurança à região. O vínculo da instituição com os moradores é forte e a renovação significa um símbolo de esperança para a região que sofre com falta de amparo nos últimos anos.

O Vasco da Gama também está interessado na reestruturação da casa do Galo da Zona Oeste, pois São Januário está prestes a passar por obras para uma modernização. Em 2016, o Flamengo tentou captar empresas para reformar o estádio Ítalo Del Cima, devido ao Maracanã ter sido cedido para a realização das Olimpíadas, mas a ideia não avançou.
Por conta dos prejuízos financeiros que sofre como mandante em partidas com menor número de torcedores, o Fluminense é outra equipe que procura frequentemente estádios para realizar jogos de menor porte. Sendo assim, o clube deve procurar o Campo Grande após a conclusão das obras, visto que não tem mais interesse em jogar no Raulino de Oliveira, uma opção distante, nem no Luso Brasileiro, que tem pouca capacidade.
Com esses jogos acontecendo na casa do alvinegro, abre-se a oportunidade do time lucrar ao ceder o campo para esses clubes e, assim, continuar em constante crescimento.
E como ficou esse projeto?